Fórum - Online Tennis Blog
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A polémica azul

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1A polémica azul Empty A polémica azul Sex maio 11, 2012 9:26 pm

Guilherm72



A derrota de Nadal na Mutua de Madrid e a sua decisão de se recusar a jogar mais neste piso de terra azul, veio aguçar ainda mais a polémica à volta desta inovação madrilena. Tenho acompanhado os encontros da Caja Mágica na televisão e é claramente notório que é um piso muito diferente da terra batida tradicional. É mais rápido, em parte devido à altitude em que se joga, e ocorrem mais derrapagens do que é comum. O curioso é que os jogadores que mais se queixaram (Nadal e Djokovic) já tenham sido eliminados. Parece que as atletas femininas até gostam da cor, tal como todos os espectadores que saem a ganhar com uma superior visibilidade da bola.

Neste caso não interessa a nossa opinião, apenas a dos jogadores. E o que eu vejo é que alguns jogadores não rejeitam este piso sem o experimentar, ao contrário de outros que mesmo sem jogarem já diziam cobras e lagartos. E um desses jogadores é Roger Federer, que acabou de se apurar para as meias-finais do torneio. Roger é um dos veteranos do ténis, que já ganhou tudo o que havia para ganhar e é considerado por muitos como o melhor jogador de todos os tempos. O que eu considero fantástico é que RF mostrou abertura para esta inovação e não me parece que tenha dito que iria ter dificuldade em adaptar-se à cor ou ao piso. O que só vem confirmar (e agora sim, a minha opinião) que há os tenistas que estão unicamente dependentes do treino e os outros... aqueles que são talento puro, que nasceram com um dom natural para esta modalidade. Uns estão cheios de "tiques" (têm que compor o cabelo, desviar-se das linhas, puxar os calções, alinhar as garrafas) outros limitam-se a desfrutar do jogo, em piso verde, amarelo, azul ou preto...

2A polémica azul Empty Re: A polémica azul Seg maio 14, 2012 4:40 pm

Guilherm72



Guilherm72 escreveu:A derrota de Nadal na Mutua de Madrid e a sua decisão de se recusar a jogar mais neste piso de terra azul, veio aguçar ainda mais a polémica à volta desta inovação madrilena. Tenho acompanhado os encontros da Caja Mágica na televisão e é claramente notório que é um piso muito diferente da terra batida tradicional. É mais rápido, em parte devido à altitude em que se joga, e ocorrem mais derrapagens do que é comum. O curioso é que os jogadores que mais se queixaram (Nadal e Djokovic) já tenham sido eliminados. Parece que as atletas femininas até gostam da cor, tal como todos os espectadores que saem a ganhar com uma superior visibilidade da bola.

Neste caso não interessa a nossa opinião, apenas a dos jogadores. E o que eu vejo é que alguns jogadores não rejeitam este piso sem o experimentar, ao contrário de outros que mesmo sem jogarem já diziam cobras e lagartos. E um desses jogadores é Roger Federer, que acabou de se apurar para as meias-finais do torneio. Roger é um dos veteranos do ténis, que já ganhou tudo o que havia para ganhar e é considerado por muitos como o melhor jogador de todos os tempos. O que eu considero fantástico é que RF mostrou abertura para esta inovação e não me parece que tenha dito que iria ter dificuldade em adaptar-se à cor ou ao piso. O que só vem confirmar (e agora sim, a minha opinião) que há os tenistas que estão unicamente dependentes do treino e os outros... aqueles que são talento puro, que nasceram com um dom natural para esta modalidade. Uns estão cheios de "tiques" (têm que compor o cabelo, desviar-se das linhas, puxar os calções, alinhar as garrafas) outros limitam-se a desfrutar do jogo, em piso verde, amarelo, azul ou preto...

Apenas para sublinhar mais uma grande vitória de RF (atual numero 2 e o jogador da historia do tenis com mais semanas no Top-2, seguido de Sampras). A humildade do Roger deu-lhe este triunfo. A capacidade de adaptação é uma consequência da inteligência humana e isso é coisa que não falta a esta lenda viva deste desporto!

3A polémica azul Empty Re: A polémica azul Ter maio 15, 2012 9:23 am

PVC



Parece que a organização madrilena gosta de polémicas e de inovar.

Já veio a público dizer que quer passar a utilizar no torneio bolas fluorescentes.

Está ainda a estudar qual a cor - verde ou laranja.

O que dirão desta vez os jogadores?


4A polémica azul Empty Re: A polémica azul Sáb maio 19, 2012 10:48 pm

FerFilTenis

FerFilTenis

Em relação à terra azul, acho que devem procurar melhorar o piso, em busca de algo mais semelhante à terra batida tradicional.

Eu segui o torneio pela TV e vi muitos pés a escorregarem.

Em relação às bolas fluorescentes, creio que é golpe publicitário.

http://www.ferfiltenis.com

5A polémica azul Empty Re: A polémica azul Ter maio 22, 2012 10:59 am

PVC



FerFilTenis escreveu:Em relação à terra azul, acho que devem procurar melhorar o piso, em busca de algo mais semelhante à terra batida tradicional.

Eu segui o torneio pela TV e vi muitos pés a escorregarem.

Em relação às bolas fluorescentes, creio que é golpe publicitário.


Tens razão, de fato o piso estava demasiado escorregadio.

O quer foi uma enorme surpresa para a organização, uma vez que os courts azuis foram disponibilizados de forma gratuita vários meses antes para antecipar problemas e verificar o seu desempenho. Para além de utilizados por profissionais e ex-profissionais, até serviram para dar aulas de ténis a crianças.

Ninguém se queixou do piso azul.

Dizem agora que a resposta ao problema está no Sal.

Uns dias antes do começo do torneio foi espalhado sal nos courts. Esse sal idêntico aquele que se utilizada em Roland Garros e em muitos outros torneios de terra batida, serve para manter a humidade do piso e para que a cor seja uniforme.

É um procedimento habitual, mas com a humidade e calor que se fez sentir em Madrid naqueles dias julga-se que o sal cristalizou e formou uma pelicula por cima da superficie que a tornou escorregadia.


6A polémica azul Empty Re: A polémica azul Seg Jun 25, 2012 11:03 am

PVC



7A polémica azul Empty Re: A polémica azul Seg Set 10, 2012 11:14 am

luishcorreia

luishcorreia

PVC escreveu:Afinal para 2013 já não haverá terra azul em Madrid.

http://www.atpworldtour.com/News/Tennis/2012/06/Features/ATP-Rules-Out-Blue-Clay-For-2013.aspx


Graças a deus..

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos