Fórum - Online Tennis Blog
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Como vencer um pusher?

+2
PVC
Administrador
6 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Como vencer um pusher? Empty Como vencer um pusher? Dom Dez 11, 2011 6:00 pm

Administrador

Administrador
Admin

É talvez dos assuntos mais debatidos no blog Online Tennis.
http://online-tennis.blogspot.com/2008/09/como-derrotar-um-pusher.html


Sei a teoria..mas fazê-lo nem sempre é fácil. Hoje foi um desses dias. Tive hoje um jogo para o torneio contra um adversário muito mais bem classificado no ranking, mas fiquei com um gosto amargo - senti que o conseguiria ganhar.

Apesar de jogar bem, esse adversário em específico é um autêntico pusher. Imensa consistência, chega a tudo e devolve quase tudo em balão.

Ainda ganhei o primeiro set por 7-5 (1 hora), mas no segundo set não consegui manter a mesma paciência.

Que truques / dicas podem aqui deixar sobre como vencer um pusher?

Os que mais vejo a funcionar são: subir à rede e chamar o adversário à rede. Basicamente tirar o pusher da sua zona de conforto, o fundo do campo.

Abraço.

http://online-tennis.blogspot.com/

2Como vencer um pusher? Empty Re: Como vencer um pusher? Ter Dez 13, 2011 10:06 am

PVC




Julgo que neste interessante video é também abordado correctamente o assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=ILwKH83Pz5c&feature=player_embedded

3Como vencer um pusher? Empty Re: Como vencer um pusher? Ter Dez 13, 2011 3:38 pm

alexzeca

alexzeca

Na minha opinião um "pusher" deve ser catalogado, na medida em que penso existirem diversos tipos:

- Pusher disfarçado: é tipico jogador completo ou não, que devolve todas as bolas em condições (sem ser em balão), mas que joga na defensiva, arriscando muito pouco ou quase nada. Este facto pode-se dever a ter pouco confiança ao jogar ao ataque ou simplesmente uma opção.

- Pusher descarado: é aquele jogador que não se importa que digam que tem um jogo "fraco" ou pouco atractivo. O que lhe importa é ganhar a qualquer custo, e tem prazer em irritar o adversário.

- Pusher por oposição: se não lhes consegues ganhar junta-te a eles. É o jogador que em determinada altura optou por se tornar também um "pusher" de modo a procurar ter melhores resultados. Este jogador tipicamente tem alguns argumentos técnicos, mas não os suficientes para conseguir vencer um "pusher" jogando como gosta.

- Pusher "ignorante": é aquele jogador que não percebe que é um "pusher", limitando-se a devolver todas as bolas para o lado do campo do adversário não importando a táctica e/ou técnica. Tipicamente este jogador nunca teve aulas ou é o tipico jogador amador de fim de semana.

Ao longo dos anos passei a olhar com outros olhos o "pusher". Aprendesse muito a observar "pusher's", especialmente os difarçados.

4Como vencer um pusher? Empty Re: Como vencer um pusher? Ter Dez 13, 2011 9:56 pm

Guilherm72



Boas ao forum!
Iscrevi-me de propósito por causa deste tópico. Quem já não enfrentou um "pusher"? Um tipo que joga menos que nós e que no fim, quase sempre, acaba com a vitória? E que num daqueles dias maus pode muito bem sair com um frustrante 6-0 ou 6-1?! Eu jogo regularmente com um desses. Sei que tenho mais ténis, sei que bato a bola com mais potência, sei que no fim do set eu consigo pelo menos 5 winners e ele nenhum. Mas no fim ele leva a taça! Ele faz lobs quando subo à rede (especializou-se de tal maneira, que tocam quase todos na linha de fundo), ele não hesita em fazer o balão quando está aflito (o que acontece não raras vezes) e que gosta muito de fazer o amortie (outra pancada em que se especializou). Não ataca, defende, corre muito, raramente consegue um winner e não hesita em "jogar feio". Eu, pelo contrário, ataco logo na resposta ao serviço (sabe bem fechar logo o ponto na resposta), coloco a bola num lado e no outro do court (ponho-o a correr de um lado para o outro), e de vez em quando lá sai um winner de direita e umas jogadas bonitas... No fim, eu fico com as jogadas bonitas e ele com a vitória.

Este é o diagnóstico. Resta dizer que nos meus melhores dias, em que consigo dar o spin à bola e colocá-la bem no fundo do court e subir à rede rapidamente, já lhe consegui ganhar. E essa é a minha dica, não deixar bolas curtas ao pusher, bater a bola fundo e concluir o ponto na rede. Não basta jogar agressivo, é preciso ter muita paciência (que eu não tenho). Fico à espera de mais dicas!

5Como vencer um pusher? Empty Re: Como vencer um pusher? Ter Dez 13, 2011 10:01 pm

Administrador

Administrador
Admin

alexzeca escreveu:Na minha opinião um "pusher" deve ser catalogado, na medida em que penso existirem diversos tipos:

- Pusher disfarçado: é tipico jogador completo ou não, que devolve todas as bolas em condições (sem ser em balão), mas que joga na defensiva, arriscando muito pouco ou quase nada. Este facto pode-se dever a ter pouco confiança ao jogar ao ataque ou simplesmente uma opção.

- Pusher descarado: é aquele jogador que não se importa que digam que tem um jogo "fraco" ou pouco atractivo. O que lhe importa é ganhar a qualquer custo, e tem prazer em irritar o adversário.

- Pusher por oposição: se não lhes consegues ganhar junta-te a eles. É o jogador que em determinada altura optou por se tornar também um "pusher" de modo a procurar ter melhores resultados. Este jogador tipicamente tem alguns argumentos técnicos, mas não os suficientes para conseguir vencer um "pusher" jogando como gosta.

- Pusher "ignorante": é aquele jogador que não percebe que é um "pusher", limitando-se a devolver todas as bolas para o lado do campo do adversário não importando a táctica e/ou técnica. Tipicamente este jogador nunca teve aulas ou é o tipico jogador amador de fim de semana.

Ao longo dos anos passei a olhar com outros olhos o "pusher". Aprendesse muito a observar "pusher's", especialmente os difarçados.

Na minha opinião os puhsers são excelentes adversários. É um excelente treino jogar contra eles. Se conseguimos ganhar normalmente aos vários pushers com que nos defrontamos, quer dizer que o nosso ténis está bem e recomenda-se.

Se virem bem, nos torneios dos clubes, torneios em escada, etc., os pushers andam sempre lá em cima na classificação.

O melhor..é aprender a amar o pusher...

http://online-tennis.blogspot.com/

6Como vencer um pusher? Empty Re: Como vencer um pusher? Ter Dez 13, 2011 10:08 pm

Administrador

Administrador
Admin

Guilherm72 escreveu:Boas ao forum!
Iscrevi-me de propósito por causa deste tópico. Quem já não enfrentou um "pusher"? Um tipo que joga menos que nós e que no fim, quase sempre, acaba com a vitória? E que num daqueles dias maus pode muito bem sair com um frustrante 6-0 ou 6-1?! Eu jogo regularmente com um desses. Sei que tenho mais ténis, sei que bato a bola com mais potência, sei que no fim do set eu consigo pelo menos 5 winners e ele nenhum. Mas no fim ele leva a taça! Ele faz lobs quando subo à rede (especializou-se de tal maneira, que tocam quase todos na linha de fundo), ele não hesita em fazer o balão quando está aflito (o que acontece não raras vezes) e que gosta muito de fazer o amortie (outra pancada em que se especializou). Não ataca, defende, corre muito, raramente consegue um winner e não hesita em "jogar feio". Eu, pelo contrário, ataco logo na resposta ao serviço (sabe bem fechar logo o ponto na resposta), coloco a bola num lado e no outro do court (ponho-o a correr de um lado para o outro), e de vez em quando lá sai um winner de direita e umas jogadas bonitas... No fim, eu fico com as jogadas bonitas e ele com a vitória.

Este é o diagnóstico. Resta dizer que nos meus melhores dias, em que consigo dar o spin à bola e colocá-la bem no fundo do court e subir à rede rapidamente, já lhe consegui ganhar. E essa é a minha dica, não deixar bolas curtas ao pusher, bater a bola fundo e concluir o ponto na rede. Não basta jogar agressivo, é preciso ter muita paciência (que eu não tenho). Fico à espera de mais dicas!

Bem-vindo ao fórum.

As principais dicas que posso dar são:

1) Saber no que se vai meter. AO ir jogar com um puhser já tem de ir mentalizado que que ser duro..e difícil.

2) Temos de adaptar o nosso jogo. Eles tem maior capacidade defensiva do que nós. Não podemos oferecer pontos, logo temos de diminuir os nossos erros não forçados. Nada de pontos grátis. Exemplo: um pusher tem uma grande resposta ao serviço? Não. Por isso é mesmo necessário arriscarmos muito no 1º serviço? Vamos garantir que metemos o 1º serviço e assim não oferecemos duplas faltas ao adversário.

3) Subir à rede. Assim tiramos o pusher da sua zona de conforto. Assim que subimos à rede..as coisas precipitam-se. Alguém vai ganhar o ponto rapidamente. Seja ele ou eu! Mas trocas de bola de fundo do court de certeza que não vão acontecer. E isso o pusher não gosta. Ele tem de decidir rápido se faz um lob ou um passing shot. E para onde? Subir à rede é a dica #1 para jogar contra um pusher.

4) Tirar o pusher do fundo do court. Isso pode ser feito de duas maneiras: atraí-lo à rede e usar ângulos. Assim ele tem de bater pancadas mais difíceis e deixa de bater as que gosta mais.

http://online-tennis.blogspot.com/

7Como vencer um pusher? Empty Mais dicas Qua Dez 21, 2011 4:23 pm

Guilherm72



Viva!
Curiosamente, desde o meu post aqui no forum, consegui vencer os 2 últimos encontros com o meu "amigo pusher". Pode ser que ele ande em baixo de forma, pois o físico é um aspecto muito importante num pusher (pelo menos no meu amigo pusher!). No entanto, a receita é muito simples:

1º manter sempre bolas fundas, bem spinadas, e evitar deixar as bolas curtas ao pusher

2º Abrir ângulos! Esta é talvez a novidade do meu ténis mais recente. Apercebi-me que a abertura de ângulos, sem força mas muito colocadas, vai retirar o pusher da sua zona de conforto. O court fica aberto e uma boa e confiante direita (e eu tenho-a) faz o resto.

Já vi que há muita gente a ler aqui as dicas, mas não tenho visto muita gente a colaborar e postar no forum. Aprecio o Luís Correia pelas dicas que vai dando, a sua franqueza e o seu espírito aberto. Seria bom que outros fizessem o mesmo, pois todos temos a aprender com todos!

8Como vencer um pusher? Empty Re: Como vencer um pusher? Qua Dez 21, 2011 8:45 pm

luishcorreia

luishcorreia

Guilherm72 escreveu:Viva!
Curiosamente, desde o meu post aqui no forum, consegui vencer os 2 últimos encontros com o meu "amigo pusher". Pode ser que ele ande em baixo de forma, pois o físico é um aspecto muito importante num pusher (pelo menos no meu amigo pusher!). No entanto, a receita é muito simples:

1º manter sempre bolas fundas, bem spinadas, e evitar deixar as bolas curtas ao pusher

2º Abrir ângulos! Esta é talvez a novidade do meu ténis mais recente. Apercebi-me que a abertura de ângulos, sem força mas muito colocadas, vai retirar o pusher da sua zona de conforto. O court fica aberto e uma boa e confiante direita (e eu tenho-a) faz o resto.

Já vi que há muita gente a ler aqui as dicas, mas não tenho visto muita gente a colaborar e postar no forum. Aprecio o Luís Correia pelas dicas que vai dando, a sua franqueza e o seu espírito aberto. Seria bom que outros fizessem o mesmo, pois todos temos a aprender com todos!

Eu também gostava que a malta escrevesse mais.

Ainda ontem tive 184 visitas no blog..e apenas 1 comentário!

9Como vencer um pusher? Empty Saber ler e escrever Seg Dez 26, 2011 3:17 pm

Guilherm72



Pois quem sabe ler, tembem sabe escrever!!! Quase 200 visitas e 1 comentário, dá 0,5% de participação. Muito pouco! Este fórum só se manterá vivo se o pessoal escrever, der dicas, comentar, etc... eu já aprendi aqui algumas coisas, mas também procuro transmitir a minha experiência para outros. Esse devia ser o espírito!

10Como vencer um pusher? Empty Re: Como vencer um pusher? Ter Dez 27, 2011 2:02 am

luishcorreia

luishcorreia

Guilherm72 escreveu:Pois quem sabe ler, tembem sabe escrever!!! Quase 200 visitas e 1 comentário, dá 0,5% de participação. Muito pouco! Este fórum só se manterá vivo se o pessoal escrever, der dicas, comentar, etc... eu já aprendi aqui algumas coisas, mas também procuro transmitir a minha experiência para outros. Esse devia ser o espírito!

Eu também acho

Mas o fórum começou há pouco tempo. Tem de ganhar reputação primeiro e utilizadores também.

Cada um de nós pode fazer a sua parte que é comentar e divulgar para os amigos interessados no ténis.

Abraço e muito obrigado pela participação.

11Como vencer um pusher? Empty Re: Como vencer um pusher? Dom Jan 08, 2012 9:14 pm

Guilherm72



A propósito desta discussão, coincidência ou talvez não, nos últimos tempos tenho vencido o meu amigo pusher com mais ou menos facilidade. Tinha aquela sensação, que certamente muitos já tiveram, que eu tinha muito mais ténis do que ele, era melhor tecnicamente e batia com mais potência conseguindo vários winners de direita. Mas no fim ele é que ficava com a taça. Recentemente as coisas mudaram radicalmente, devido em grande parte a aspetos táticos (aí ele era melhor do que eu, pois quase sempre eu entrava no jogo sem tática). A tática ajuda a concentração. O focarmos num ponto permite-nos menos dispersão. Por exemplo, entrar no jogo disposto a insistir no lado mais fraco do nosso adversário é um desses exemplos. Por outro lado, entrar no jogo, disposto a insistir na abertura de ângulos, colocando o pusher fora do court resulta muito bem... E foi esta a minha conquista que me permitiu ganhar 4 dos últimos 5 encontros que fizemos!

12Como vencer um pusher? Empty Re: Como vencer um pusher? Dom Jan 15, 2012 6:22 pm

Guilherm72



Apenas para confirmar o meu último post. Nesta semana que terminou, consegui vencer todos os encontros que disputei. Venci 3 dos 4 adversários que me têm criado mais dificuldades, incluindo o meu amigo "pusher". Venci ontem um encontro muito disputado e equilibrado por 3 sets a zero. E ainda venci mais dois encontros de pares, que às vezes jogo durante a semana. Uma semana muito produtiva e, sem dúvida, aquela em que joguei melhor ténis taticamente. Estive a semana toda na "zona"...

difiroal



Pois, é isso mesmo.

Este rapaz tem um estilo de jogo bem mais defensivo que ofensivo... se bem que, as bolas dele são sempre muito spinadas e longas... mas, não arrisca nada de por aí além. O que é facto é que temos um nivel de jogo semelhante mas, a vitória acaba por cair quase sempre para o mesmo lado... o facto de Eu jogar bem melhor que ele à rede é das poucas coisas que de facto o podem destabilizar. Ainda assim, lida com essa questão com algum conforto o que me tira uma "arma" a mim... o mais dificil, quanto a mim, é ser Eu a mandar no jogo. Geralmente, como ele consegue jogar com uma boa profundidade de jogo, acabo por não o conseguir empurrar tanto quanto desejava... e quando consigo, geralmente fico por cima na jogada e ganho o ponto numa bola de rede, winner,... mas, não é fácil. Nada fácil mesmo. Acho que uma das razões mais críticas é a minha falta e paciência ou inteligência para lidar com este tipo de jogo. =|

14Como vencer um pusher? Empty Re: Como vencer um pusher? Qua Jan 18, 2012 2:05 pm

luishcorreia

luishcorreia

difiroal escreveu:Pois, é isso mesmo.

Este rapaz tem um estilo de jogo bem mais defensivo que ofensivo... se bem que, as bolas dele são sempre muito spinadas e longas... mas, não arrisca nada de por aí além. O que é facto é que temos um nivel de jogo semelhante mas, a vitória acaba por cair quase sempre para o mesmo lado... o facto de Eu jogar bem melhor que ele à rede é das poucas coisas que de facto o podem destabilizar. Ainda assim, lida com essa questão com algum conforto o que me tira uma "arma" a mim... o mais dificil, quanto a mim, é ser Eu a mandar no jogo. Geralmente, como ele consegue jogar com uma boa profundidade de jogo, acabo por não o conseguir empurrar tanto quanto desejava... e quando consigo, geralmente fico por cima na jogada e ganho o ponto numa bola de rede, winner,... mas, não é fácil. Nada fácil mesmo. Acho que uma das razões mais críticas é a minha falta e paciência ou inteligência para lidar com este tipo de jogo. =|

Lá está..o aspeto mental é super importante no ténis. E jogar contra um pusher é um grande teste. Se calhar mais do que jogar contra alguém um ou dois níveis acima.

Há que ter paciência e ir já com a noção que vamos sofrer para ganhar...

15Como vencer um pusher? Empty Com vencer um Pusher? Qua Jan 18, 2012 2:26 pm

difiroal



Ontem foi dia de treino... e foi um treino como não tinha há muito! Depois, decidimos(eu e o tal pusher) ficar mais uma hora e meia e não lhe tendo dado uma tareia avassaladora... senti que tinha feito provavelmente o melhor encontre de sempre! Pois bem... 1ºset estava 3-3 com um 40-0 a meu favor e eis que pensei... "vou servir para o T, a abrir, ataco a rede e fecho este jogo"... correu tudo como planeado, excepto, a resposta dele. A resposta dele foi a possivel. Saí uma direita descruzada tensa e eu a tentar interceptar a bola escorrego e faço o trabalho do ano! Esse momento deixou-me de rastos rápidamente perdi este set por 6-3. Mas, até aí, estava a jogar melhor do que ele e bastante bem mesmo. Depois, iniciamos novo set e pensei para mim que tinha mesmo que conseguir ganhar hoje(ontem!)... e rapidamente fiz um 5-1 a meu favor que acabou num 6-3. Mas, isto tudo... após ter lido um pouco sobre como derrotar um pusher. Acho que a grande diferença foi o facto de estar a jogar altamente concentrado (excepto após a queda) e a saber exactamente o que tinha de fazer para o vencer. E mais, ontem, estava sempre na zona. Raramente me conseguiu surpreender e fui Eu quem andou quase sempre no comando do encontro. Foi muito bom mesmo ontem. Obrigado pela ajuda que obtive aqui no forum.

16Como vencer um pusher? Empty Re: Como vencer um pusher? Sex Jan 20, 2012 5:34 pm

Guilherm72



difiroal escreveu:Ontem foi dia de treino... e foi um treino como não tinha há muito! Depois, decidimos(eu e o tal pusher) ficar mais uma hora e meia e não lhe tendo dado uma tareia avassaladora... senti que tinha feito provavelmente o melhor encontre de sempre! Pois bem... 1ºset estava 3-3 com um 40-0 a meu favor e eis que pensei... "vou servir para o T, a abrir, ataco a rede e fecho este jogo"... correu tudo como planeado, excepto, a resposta dele. A resposta dele foi a possivel. Saí uma direita descruzada tensa e eu a tentar interceptar a bola escorrego e faço o trabalho do ano! Esse momento deixou-me de rastos rápidamente perdi este set por 6-3. Mas, até aí, estava a jogar melhor do que ele e bastante bem mesmo. Depois, iniciamos novo set e pensei para mim que tinha mesmo que conseguir ganhar hoje(ontem!)... e rapidamente fiz um 5-1 a meu favor que acabou num 6-3. Mas, isto tudo... após ter lido um pouco sobre como derrotar um pusher. Acho que a grande diferença foi o facto de estar a jogar altamente concentrado (excepto após a queda) e a saber exactamente o que tinha de fazer para o vencer. E mais, ontem, estava sempre na zona. Raramente me conseguiu surpreender e fui Eu quem andou quase sempre no comando do encontro. Foi muito bom mesmo ontem. Obrigado pela ajuda que obtive aqui no forum.

Acho que esta discussão sobre "como vencer o pusher" foi talvez o tópico mais importante aqui no forum. E certamente o mais útil para nós que gostamos de arriscar e o maior inimigo desses pushers (disfarçados ou não). Da minha parte tenho tentado contribuir e é certo que nos últimos encontros tenho vencido o meu amigo pusher com alguma regularidade (há alguns meses ganhava cerca de 20% dos encontros e ultimamente está bem acima dos 50%). Seria muito interessante saber qual a tática que o difiroal usou para ganhar, pois só a concentração não ganha os jogos!

17Como vencer um pusher? Empty Re: Como vencer um pusher? Dom Jan 22, 2012 9:34 pm

difiroal





Acho que esta discussão sobre "como vencer o pusher" foi talvez o tópico mais importante aqui no forum. E certamente o mais útil para nós que gostamos de arriscar e o maior inimigo desses pushers (disfarçados ou não). Da minha parte tenho tentado contribuir e é certo que nos últimos encontros tenho vencido o meu amigo pusher com alguma regularidade (há alguns meses ganhava cerca de 20% dos encontros e ultimamente está bem acima dos 50%). Seria muito interessante saber qual a tática que o difiroal usou para ganhar, pois só a concentração não ganha os jogos!
[/quote]

Tentei jogar um jogo simples. Saber muito bem para onde ia a bola antes de a bater, jogar focado, ler bem o adversário e estar sempre na zona. Li algumas dicas muito importantes que também ajudam a idealizar e a racionalizar o jogo. Depois, procurei fazer o mesmo jogo dele. Jogar bolas com peso, mas não arriscar muito, excepto quando realmente se proporcionou. O tema das bolas externas e bolas internas foi determinante na minha opinião. Forçava-o a abrir espaços, que me permitissem pressionar e também que acabaram por naturalmente o desgastar.

Estes dois post's são óptimos:

http://online-tennis.blogspot.com/2011/12/um-jogo-geometrico.html

http://online-tennis.blogspot.com/2011/12/quando-ir-ao-longo.html

Abraço

18Como vencer um pusher? Empty Re: Como vencer um pusher? Sex Jan 27, 2012 10:26 am

luishcorreia

luishcorreia

difiroal escreveu:

Tentei jogar um jogo simples. Saber muito bem para onde ia a bola antes de a bater, jogar focado, ler bem o adversário e estar sempre na zona. Li algumas dicas muito importantes que também ajudam a idealizar e a racionalizar o jogo. Depois, procurei fazer o mesmo jogo dele. Jogar bolas com peso, mas não arriscar muito, excepto quando realmente se proporcionou. O tema das bolas externas e bolas internas foi determinante na minha opinião. Forçava-o a abrir espaços, que me permitissem pressionar e também que acabaram por naturalmente o desgastar.

Estes dois post's são óptimos:

http://online-tennis.blogspot.com/2011/12/um-jogo-geometrico.html

http://online-tennis.blogspot.com/2011/12/quando-ir-ao-longo.html

Abraço

Fico contente por ter ajudado

Abraço

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tópicos semelhantes

-

» O "pusher" Nadal

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos